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7 etapas de criação de um metaverso

7 etapas de criação de um metaverso

A criação de um metaverso não é como uma receita de bolo com ingredientes 100% predefinidos. Até porque metaversos são universos repletos de possibilidades.

No entanto, alguns passos são fundamentais para se obter uma plataforma bem estruturada e relevante. São essas etapas que vamos mostrar um pouquinho aqui. Elas normalmente começam após o metaverso ganhar um nome e ter sua URL comprada. E então, é hora de pôr a mão na massa.

1. User Experience (UX)

Uma das etapas iniciais para a criação de um metaverso envolve a experiência do usuário. É uma fase de descoberta que ajuda a entender melhor a lógica da jornada de quem irá navegar pela plataforma. É aqui que se constrói o wireframe, o fluxo de navegação e de interação do usuário dentro do metaverso. Aqui também estabelece-se todo o cronograma de ações que impactam nessa jornada, tornando-a mais estabelecida com base na definição de público e da experiência que se quer oferecer a cada interação.

2. Business Intelligence (BI)

Na fase de business intelligence ocorre a criação do dashboard que estabelece o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações e métricas que darão suporte à gestão de negócios conectados ao metaverso.

3. Criação do ambiente 360º

Para se obter um ambiente 360º é preciso antes criar um mood book, que conta com referências de estilos de arquitetura e dos diferentes ambientes 3D que vão compor o metaverso. Neste momento, determina-se, juntamente com o cliente, quais espaços farão parte do metaverso. Por exemplo: espaço para transmissões, sala reservada, ambiente institucional do cliente, espaço para feiras.

Ainda neste passo, é realizada uma revisão da jornada de navegação com ajustes e criação de detalhes de layout para cada um dos ambientes definidos considerando as diferentes interações da jornada.

4. User Interface (UI)

Na etapa de interface do usuário define-se como melhorar a interação entre usuários e o metaverso. Nesta etapa há a construção de todo o “look & feel” (diagramação) da plataforma. Ou seja, é quando ocorre a criação do menu de navegação, do layout dos iframes (padrão, de login, de link) e textos, dos cards de tutorial sobre como navegar no metaverso e dos diferentes botões para contato, compartilhamento em redes e push lives.

5. Gravação dos avatares ­­

Um dos grandes atrativos dos metaversos são os avatares. Mas, para tê-los, é necessária toda a criação de um roteiro e GC. Além disso, outra parte fundamental é a gravação dos movimentos e falas para posterior edição e finalização do vídeo. Por último, tem a etapa de montagem, que envolve a inserção deste avatar no metaverso.

6. Animações e vídeos

As animações e vídeos seguem o KV (key visual) do projeto e também são adequados à estrutura arquitetônica e ao menu de navegação, com ajustes de proporções, tamanhos e efeitos.

Mas, para a elaboração de todo esse conteúdo, é preciso passar antes pela etapa de briefing com o cliente, criação de roteiro, storyboard, cartelas, animações, edição e montagem.

7. Criação de games e interações no metaverso

Para a criação dos games e demais interações no metaverso, é necessário criar a montagem do conceito e das regras e fazer um desdobramento de todo o conteúdo e das telas.

Porém, é importante ressaltar que antes, durante e depois de cada etapa da criação de um metaverso, são realizados inúmeros processos de briefing, brainstorming, revisões e aprovações.

Agora que o metaverso está “desenhado” e aprovado, é hora de publicar!

Quer saber mais sobre metaversos e o que grandes empresas já estão fazendo nessas plataformas? Então, acesse o metaverso da Pixit.

Leia também: O poder do storytelling nos metaverso

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