A criação de um metaverso não é como uma receita de bolo com ingredientes 100% predefinidos. Até porque metaversos são universos repletos de possibilidades.
No entanto, alguns passos são fundamentais para se obter uma plataforma bem estruturada e relevante. São essas etapas que vamos mostrar um pouquinho aqui. Elas normalmente começam após o metaverso ganhar um nome e ter sua URL comprada. E então, é hora de pôr a mão na massa.
1. User Experience (UX)
2. Business Intelligence (BI)
3. Criação do ambiente 360º
Para se obter um ambiente 360º é preciso antes criar um mood book, que conta com referências de estilos de arquitetura e dos diferentes ambientes 3D que vão compor o metaverso. Neste momento, determina-se, juntamente com o cliente, quais espaços farão parte do metaverso. Por exemplo: espaço para transmissões, sala reservada, ambiente institucional do cliente, espaço para feiras.
Ainda neste passo, é realizada uma revisão da jornada de navegação com ajustes e criação de detalhes de layout para cada um dos ambientes definidos considerando as diferentes interações da jornada.
4. User Interface (UI)
5. Gravação dos avatares
6. Animações e vídeos
As animações e vídeos seguem o KV (key visual) do projeto e também são adequados à estrutura arquitetônica e ao menu de navegação, com ajustes de proporções, tamanhos e efeitos.
Mas, para a elaboração de todo esse conteúdo, é preciso passar antes pela etapa de briefing com o cliente, criação de roteiro, storyboard, cartelas, animações, edição e montagem.
7. Criação de games e interações no metaverso
Para a criação dos games e demais interações no metaverso, é necessário criar a montagem do conceito e das regras e fazer um desdobramento de todo o conteúdo e das telas.
Porém, é importante ressaltar que antes, durante e depois de cada etapa da criação de um metaverso, são realizados inúmeros processos de briefing, brainstorming, revisões e aprovações.
Agora que o metaverso está “desenhado” e aprovado, é hora de publicar!
Quer saber mais sobre metaversos e o que grandes empresas já estão fazendo nessas plataformas? Então, acesse o metaverso da Pixit.
Leia também: O poder do storytelling nos metaverso