A tecnologia sempre foi uma forte aliada na educação médica. Ela é eficiente por aproximar tutores e alunos, facilitar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, entre outros benefícios. Assim, utilizar ambientes digitais totalmente interativos desenvolvidos para este fim, como os metaversos, configura em um passo ainda mais importante na evolução da educação profissional.
Ao desenvolver a plataforma Paciente Virtual – Desafio Artrite Psoriásica para a Janssen Farmacêutica, a Pixit buscou criar um novo ambiente de treinamento para médicos que fosse inovador na questão visual, em suas funcionalidades, além de ser prático e intuitivo para todos os usuários.
O projeto teve como foco educar médicos dermatologistas e reumatologistas a realizarem diagnósticos assertivos da Artrite Psoriásica. Assim, foi criada uma ferramenta digital, intuitiva, simples, que não precisasse de instalação de aplicativos e que fosse integrada ao portal médico da Janssen, para apresentar dentro dela casos já criados por um time de médicos parceiros.
Além de tentar descobrir qual era o diagnóstico correto para cada caso ao longo da experiência, os participantes também puderam conferir o guideline de tratamento indicado pela farmacêutica.
Gamificação em apoio ao diagnóstico
A estratégia para o desenvolvimento deste metaverso consistiu na criação de um ambiente interativo gamificado, com personagens que representassem os pacientes de casos científicos, e todas as etapas que normalmente ocorrem em consultas médicas. O visual adotado foi o de uma clínica futurista seguindo o guide da marca, com personagens 3D hiper-realistas, modelados conforme as indicações de cada caso, e apresentando as peculiaridades que a doença traz para o corpo do paciente.
A experiência contou com uma jornada de atendimento totalmente digitalizada, por onde o usuário passaria pelas seguintes etapas, tal como em uma clínica convencional:
- Prontuário com ficha de resumo do perfil do paciente e indicação de grau de dificuldade do caso;
- Histórico do paciente com chatbot interativo de perguntas e respostas predefinidas;
- Exame físico do personagem e disponibilização de imagens de pacientes reais; e
- Exames laboratoriais com resultados e imagens disponibilizados na hora.
Pioneirismo e inovação
O resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de uma plataforma com uma finalidade educativa, repleta de informações técnicas e científicas atualizadas, além de uma proposta lúdica e descontraída.
Este foi um caso pioneiro na educação Problem Based Learning (PBL) que se revelou eficiente no apoio aos profissionais a lidar com o desafio do diagnóstico da Artrite Psoriásica desde o seu início, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida de seus pacientes.
O sucesso deste projeto foi tanto que a Pixit já está adaptando o projeto a Nível LATAM e Global, além de produzir outros quatro novos metaversos para a farmacêutica. O Paciente Virtual – Desafio Psoríase e Instituto HAP foram lançados no último mês de maio. Os próximos dois serão lançados em breve.