No artigo “Sinais do Metaverso”, o CEO da Pixit, Flávio Machado, explicou que o termo metaverso começou a aparecer em 1992, no livro de ficção “Snow Crash”, do autor norte-americano Neal Stephenson. Em 2021, 29 anos depois, a palavra ficou extremamente popular.
Mas será que demorou mesmo quase 30 anos para que o metaverso saísse das páginas da ficção e se tornasse realidade?
A resposta é não!
Games e cinema
Metaverso: presente ou futuro?
Enquanto Zuckerberg fala de metaverso para o futuro, muita gente já vem fazendo dessa uma ferramenta do presente. Aqui na Pixit, os metaversos já são uma realidade aplicada desde 2019, quando criamos o primeiro para a empresa Syngenta. Desde então, mais de 20 plataformas já foram desenvolvidas para nossos clientes no Brasil e em outros países da América Latina, EUA e Europa, até o momento.
Mas, claro, que para muito além do “metaverso do Facebook”, alguns fatores foram fundamentais para que, depois de tanto tempo, o metaverso pudesse ganhar novos espaços fora do mundo dos games. Entre tantos, destacamos alguns como:
- avanços tecnológicos
- maiores investimentos em tecnologias
- mais acesso a ferramentas e recursos tecnológicos
- melhoria em conexões e processamento de dados
- avanços na infraestrutura da internet
- mudanças nos comportamentos dos usuários
Com toda certeza ainda existem limitações e muita evolução para ocorrer ao longo dos próximos anos. Mas é inegável que o metaverso não é apenas a internet do futuro, mas sim, do presente, já tendo possibilitado uma revolução para muitos setores.
E você, já parou para pensar em como o metaverso pode mudar a sua realidade? Entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar a criar um metaverso especial para o seu negócio.