A Coopercitrus Expo Digital foi uma iniciativa pioneira no setor agro em que nosso desafio era o de realizar a feira mais tradicional do calendário agrícola do Brasil de forma 100% on-line e com resultados de exposição e de vendas mais expressivos do que a já tradicional feira física.
Como prova do sucesso da feira no formato de metaverso, o público das edições virtuais realizadas em 2020 e 2021 foi quase 10 vezes maior que o da feira física. Além disso, o volume de negócios aumentou 30% no primeiro ano (2020) e 45% no segundo (2021), chegando a R$ 1,1 bilhão em 2020 e R$ 1,6 bilhão em 2021.
Para garantir negócios de forma segura, foi estabelecida, dentro do metaverso, uma integração com o CRM da Coopercitrus.
Experiências reais e intuitivas
Para criar uma experiência a mais real e intuitiva possível, a Pixit criou os 12 mil m² de área física em ambientes virtuais 3D, construídos por arquitetos especializados, e com navegação em 360 graus.
Com toda a tecnologia do metaverso, foi possível aos visitantes:
- conhecer as soluções ideais para as suas necessidades;
- iniciar negociações comerciais;
- assistir a palestras e vídeos;
- baixar conteúdos;
- conversar com especialistas;
- interagir em tempo real com o time comercial.
Gameficação do bem
Através da gamificação, outra possibilidade explorada no metaverso, a visita aos estandes ainda gerou doações para o Hospital do Coração, permitindo que organizações do setor agro contribuíssem com uma causa humanitária de maneira segura e de respeitando o compliance.
Na edição de 2021, a Coopercitrus Expo Digital evoluiu para um formato ainda mais customer centric, com onze jornadas – uma por tipo de cultura – onde era possível acessar informações e soluções específicas para cada fase.
O sucesso e a repercussão foram tantos, que a cooperativa optou por deixar a plataforma no ar, transformando-a no maior acervo de conteúdo digital do agronegócio do Brasil.